Fontes Não Convencionais de Energia

Energias não convencionais ou alternativas, são renováveis , a obtenção de sua matéria-prima não causa muitos danos ambientais, esta pode provir de diversas fontes da natureza e sua produção não gera poluição, exemplos dessa categoria de energia são a eólica, a solar e a fissão nuclear, ainda havendo outros .

È um padrão de energia ainda emergente, que ganha espaço cada vez que a preocupação com o meio ambiente aumenta, pois são limpas e os impactos consequentes são demasiadamente menores do que os causados pelas convencionais. Um exemplo de comparação de impactos ambientais é o da hidroelétrica que desabriga populações de ribeirinhos e alaga áreas de proporções consideráveis, em oposição a esta, há a energia termonuclear que ocupa uma área relativamente pequena à sua capacidade de produção de energia.

As fontes alternativas ainda são caras em relação as tradicionais, esse é um dos motivos pelo qual ainda não é tão utilizada em países como Brasil, além do seu custo, é preciso um nível de tecnologia que os páises subdesenvolvidos não possuem ou ainda estão desenvolvendo e também há os que lucram com a energia convencional, como os donos de postos de gasolina, que se opõem à essa nova fonte. Países desenvolvidos já abrangem o uso desse tipo de energia , por exemplo a Alemanha que intensificou o emprego da energia eólica.

É preciso investimento financeiro, e apoio político do governo para a implantação das energias convencionais e também a conscientização de que é melhor para o planeta e para a humanidade a utilização desta, pois ela não destrói ou polui os recursos naturais essenciais para a vida, assim trabalha para a preservação da mesma.

2 comentários sobre “Fontes Não Convencionais de Energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 4 = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>